26/05/2017 às 17:14
Prefeitura promove trabalho técnico-social em prol dos beneficiários

Poder Público quer melhorar a vida de moradores através da capacitação e atividades socioeducativas

A Prefeitura de Itumbiara, através da Diretoria Municipal de Habitação, em parceria com outros departamentos públicos, promoveu na manhã desta sexta-feira (26), no auditório do Palácio 12 de Outubro, uma reunião para apresentação do Projeto Técnico-Social que prevê a promoção de diversas ações, em prol dos 1.105 beneficiários e suas respectivas famílias do Programa Minha Casa, Minha Vida no Município. Em Itumbiara, os residenciais resultantes do programa são: Maria Luísa (480 casas), Dona Guri (243) e Zenon Borges (382).

Conforme destacou o prefeito Zé Antônio (PTB), o programa faz parte de um projeto do Governo Federal, através do Ministério das Cidades, que visa promover atividades socioeducativas de caráter informativo, visando ao desenvolvimento comunitário e a melhoria da qualidade de vida dessas famílias. “O objetivo é estimular os contemplados a participar das atividades propostas, garantindo assim emprego e renda a essas famílias e, consequentemente uma melhor qualidade de vida a todos,” ressaltou o Prefeito.

Em uma primeira etapa do projeto, os moradores serão capacitados, através de um curso de liderança comunitária, para que seja criada uma Associação de Moradores. Em um outro momento, o projeto contará com órgãos, instituições e empresas parceiras para a oferta de cursos de capacitação diversos, lembrando que a escolha dos cursos foi baseada em uma pesquisa de campo realizada nos residenciais visando descobrir a principal necessidade dos moradores. Serão oferecidos cursos como de manicure, cabeleireiro, confecção de boneca, eletricista, entre outros. Além disso, conforme explica a assistente social Gleize Aparecida da Silva Bartasson, responsável pelo Residencial Maria Luíza, serão promovidos eventos com ações variadas gratuitas, envolvendo serviços de saúde, atividades de lazer, além de palestras educativas e com temas de interesse dos moradores. O projeto selecionou profissionais da área para atuar e acompanhar de perto os trabalhos em cada um dos residenciais. As assistentes sociais Sílvia Elena Ramos dos Santos e Valdinéia Alves Vilela Garcia serão responsáveis pelos Residenciais Zenon Borges e Dona Guri, respectivamente.

O diretor de Habitação, Paulo Roberto Raulino, abriu o evento, evidenciando a importância das parcerias para o sucesso do projeto. “Este é um trabalho social de grande importância. Estamos trabalhando, juntamente com outras pastas, para que possamos desempenhar com a máxima competência a fim de que gere bons resultados. Desejo uma boa parceria a todos e que essa parceria seja perene.”

Parceira do projeto, a MicroFácil esteve presente na reunião, representada pela sua gerente, Cleidimar Martins Alvino. Para ela, a iniciativa é de extrema relevância e vai contribuir muito para garantir emprego aquelas pessoas que estão tentando ingressar no mercado, mas não têm qualificação. “Será uma oportunidade especial para essas pessoas. Estamos aqui para firmar essa parceria e dar nossa parcela de contribuição nesse trabalho social tão relevante,” destacou. A empresa será parceira através dos cursos de Secretariado e Inclusão Digital.

Também envolvida na ação, a Agência Municipal de Meio Ambiente de Itumbiara (AMMAI), terá papel fundamental no cronograma de ações, através da promoção de eventos que visem a orientação e conscientização ambiental. “Muitas pessoas não têm acesso ao conhecimento e não sabem fazer o descarte correto dos tipos de lixo, por exemplo. São informações como essas que queremos passar a essas famílias, para que haja maior conscientização e, consequentemente, menos problemas ambientais no futuro,” destacou o professor José Márcio, diretor da Agência, que também será responsável pelo plantio de mudas de árvore na frente das casas, entre outras ações envolvendo questões ambientais.

Entre os parceiros estão: Unimed, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Sesi, Celg, Saneago, Senai, Furnas, Senac, Sine e MicroFácil.

Ao final do evento, os representantes das empresas e instituições firmaram o compromisso de parceria, através da assinatura de um termo de parceria. A previsão é de que as atividades tenham início já no mês de junho e que o projeto tenha duração de 12 meses.

Decom

Prefeitura de Itumbiara