12/06/2017 às 16:25
Prefeitura leva serviços de saúde a cerca de 100 moradores de assentamento

A Prefeitura de Itumbiara, através da Secretaria de Saúde, por meio do Núcleo de Ações Básicas de Saúde (Nabs), promoveu no início desse mês, uma ação na comunidade. Desta vez, não foi a população que foi até o ponto de serviço para se beneficiar das ações sociais propostas pelo Núcleo e, sim, o contrário. Uma estrutura móvel foi montada no Assentamento denominado “Movimento Dignidade e Moradia”, em uma área ocupada próximo à Saneago. Graças a uma ação conjunta entre o Nabs e as Estratégias de Saúde da Família (ESFs), com o apoio de estudantes de Enfermagem, foi possível oportunizar a cerca de 100 moradores do local atendimento básico com realizações de exames e orientações gratuitos.

Quase 20 pessoas, entre profissionais e estudantes, compuseram a equipe que realizou 120  testes rápidos para HIV Sífilis, Hepatites B e C, 120 exames, sendo que um com positividade para hepatite B, já encaminhado para confirmação. Além disso, foram agendados 12 preventivos na ESF 01 e aplicadas 18 doses de vacinas de tríplice viral, hepatite B, DT e febre amarela, além de serem distribuídos quase 300 preservativos masculinos. A comunidade ainda pode aferir a pressão, fazer testes de glicemia e receber orientações diversas relacionadas à saúde.

Conforme ressaltou o prefeito Zé Antônio (PTB), diante da dificuldade de deslocamento dessas pessoas e sabendo da importância de levar esses serviços até elas, o Município prontamente mobilizou uma equipe para prestar atendimento no local. “Foi muito bom, pois garantiu assistência médica, imunização e orientação para cerca de 100 pessoas. O que queremos é que todos, sem exceção, possam ter acesso à uma saúde de excelência,” ressaltou Zé Antônio.

Decom

Prefeitura de Itumbiara