23/06/2017 às 11:17
Uma das principais festas juninas do Estado cumpre importante papel social

Evento espera atrair mais de 200 mil pessoas e estima uma arrecadação de R$ 300 mil às entidades

Pamonha, milho assado, caldos, pé-de-moleque. Esses são apenas alguns pratos tradicionais, relacionados principalmente à cultura do campo e da região interior do Brasil, que não podem faltar nas festas juninas. Afinal, não existe comemoração junina sem comida típica ou a famosa quadrilha. Foi com esse propósito, o de resgatar valores culturais importantes e reunir as famílias para apreciar uma boa comida, que surgiu o Arraiá de Itumbiara. Tudo isso aliado à solidariedade não poderia dar melhor resultado. E é assim, trazendo para dentro do evento as entidades filantrópicas da Cidade que esta festa, que já está em sua 13ª edição, cumpre importante papel social junto ao terceiro setor do Município.

E é oferecendo estrutura e logística qualificadas que o Poder Público Municipal estimula as 30 instituições que terão barracas na festa este ano a arrecadar fundos para manutenção próprias. Oferecendo um cardápio vasto e de qualidade, a expectativa para este ano é de que pelo menos R$ 300 mil sejam angariados por essas instituições, com a venda desses pratos e das bebidas variadas, durante os sete dias de evento.

Para estimular ainda mais o consumo nas barracas e garantir o espírito solidário da festa, as bebidas e comidas serão comercializados a valores inferiores aos praticados em eventos similares. O objetivo do Prefeito Zé Antônio (PTB) é fazer com que essas entidades possam alcançar recordes em arrecadação. A cerveja em lata será vendida a R$ 3,00 (Kaiser) e R$ 4.00 (Heineken), os refrigerantes e sucos Del Vale serão comercializados a R$ 3,50 e R$ 4,00 a lata, e a garrafa de água mineral de 500 ml custará R$ 2,00.

Conforme destaca o chefe do Executivo Municipal, mais do que prestigiar os artistas, é preciso prestigiar também as barracas e incentivar o consumo, a fim de que essas instituições possam ter uma boa arrecadação. “As entidades filantrópicas têm um papel fundamental na nossa sociedade e precisamos valorizar o trabalho que prestam em prol dos menos favorecidos. No que depender da Prefeitura, continuaremos apoiando este setor no que for necessário e trabalharemos cada vez mais para que o Arraiá continue sendo importante fonte de renda para essas instituições. Os beneficiários e toda a sociedade só têm a ganhar com isso,” destaca.

Prova do reconhecimento do Poder Público ao trabalho social dessas associações é o incentivo que o prefeito Zé Antônio tem oferecido a elas desde o início do mandato. Tanto que já vem sendo reconhecido como o prefeito que mais tem prestado apoio ao setor. Após firmar convênio para subvenção e cessão de servidores a dezenas de entidades, o Prefeito também não tem medido esforços para incluí-las nos programas de auxílio estaduais. Para conhecer de perto o trabalho de cada uma e sua real necessidade, o chefe do Executivo visitou, no início deste mês, a sede de todas as instituições da Cidade.

O Arraiá começa na próxima segunda-feira, 26, e se estende até 02 de julho, com uma programação variada que promete atrair mais de 2 milhões de pessoas em todos os dias de evento. Entre as atrações estão os shows com os seguintes artistas:

·         Dia 26.06 – Daniel

·         Dia 27-06 – Mato Grosso e Matias

·         Dia 28.06 – Di Paulo e Paulino

·         Dia 29.06 – Gusttavo Lima

·         Dia 30.06 – Fred e Gustavo

·         Dia 01.07 – João Neto e Frederico

·         Dia 02.07 – Cabaré (Leonardo e Eduardo Costa)

Entidades que participarão com barracas no evento

1.       ABBI

24.   Paróquia São Pedro e São Paulo

25.   Pastoral da Criança