Webmail   |   Diário Oficial   |   Decretos   |   Leis   |   Processos digitalizados   |   Leis Orçamentárias   |   Perguntas Freqüentes   |   Fale Conosco

     

 

 

Você está aqui: HomeNotícias › Notícia completa
14/07/2017 às 13:59
Amor foi o que recebi aqui, diz mãe sobre o Municipal, reconhecido mais uma vez como Hospital Amigo da Criança

Unidade mais uma vez é certificada com o título da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC). Reconhecimento é confirmado na satisfação dos pais

 

Segunda-feira, 03 de julho de 2017. Thainara Gomes Prado Moreira, 22 anos, grávida de nove meses, chega ao Hospital Municipal Modesto de Carvalho (HMMC) em Itumbiara, o Hospital Amigo da Criança, para dar à luz Lucas Eduardo, seu segundo filho. Quatro dias depois, de alta médica, a mãe ainda encontra-se na unidade apenas para acompanhar o filho, que nasceu com um simples problema de saúde. Alegre, sorridente e visivelmente satisfeita, ela relata detalhes do seu atendimento desde o instante em que chegou ao hospital. O que chama a atenção foi o valor que ela deu ao que definiu como senso de humanidade e acolhimento dos profissionais que o atenderam. “Não tenho palavras, posso resumir em ‘amor’ o que recebi aqui.”

 

Conforme relata, o carinho era visível a todo instante, desde o pré-parto, quando os profissionais se esforçavam para descontraí-la com conversas alegres e agradáveis, procurando garantir que estivesse tranquila para o início da cirurgia; passando pelo parto, com a equipe, a todo instante, dizendo palavras de conforto, de incentivo, segurando sua mão e, por fim, o carinho dos médicos que não demonstravam estar preocupados apenas em colocar mais uma criança ao mundo, ao contrário, estavam cientes da responsabilidade de conduzir da melhor forma possível a cirurgia cesárea pela qual ela se submeteria, bem como garantir que o filho fosse colocado diretamente no colo da mãe ao nascer, em um contato pele a pele, e estimular e incentivar a amamentação.  No pós-parto, conforme ressaltou, não foi diferente, as orientações eram sempre feitas de forma carinhosa e tratavam de tudo, desde a melhor forma de segurar o bebê para a amamentação, até o passo-a-passo dos cuidados na hora do banho. “Tive meu primeiro filho em um hospital particular e não dá nem para comparar o quanto o cuidado, a proteção e o carinho são marcantes e diferentes aqui. No outro hospital, não passei por nenhuma preparação psicológica nem sequer recebi algum tipo de orientação. Se tiver um terceiro filho não tenho dúvidas, será aqui no Hospital Municipal,” destacou Thainara.

 

Entretanto, quem é mãe e teve seu filho em uma unidade de saúde sabe que nem sempre é assim. Toda essa proteção, promoção e apoio à maternidade e ao aleitamento materno são possíveis no HMMC, graças à política internacional da Iniciativa do Hospital Amigo da Criança (IHAC), instituída no País pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) há 25 anos, com o objetivo de estimular o aleitamento materno. Atualmente 326 hospitais em todo o país são reconhecidos pela Iniciativa. O HMMC está entre eles e entre os 19 detentores do título em Goiás.

 

Certificação de Hospital Amigo da Criança ao HMMC mais uma vez é confirmada

 

Desde que foi reconhecido pela primeira vez, há 15 anos, conforme ressaltou o diretor técnico do Hospital, o médico Mac Arthur Soares Andrade, a unidade de saúde de Itumbiara passou por adaptações, enfrentou as dificuldades iniciais e, atualmente, encontra-se apta a atender a todas às exigências desta política e com quadro de profissionais treinado e preparado. Prova disso, foi o resultado da última avaliação feita pelo Ministério da Saúde, prevista para acontecer a cada três anos, podendo acontecer anualmente, para atestar a continuidade do reconhecimento.

 

Para saber se o Hospital continua apto a manter a placa de Amigo da Criança na entrada da Maternidade, avaliadoras treinadas são enviadas ao local, por onde passam três dias aplicando questionários e avaliando se todos os passos estão sendo seguidos. Em Itumbiara, este ano, as avaliações ocorreram nos dias 4,5 e 6 de julho e o resultado da aprovação foi divulgado nesta quinta-feira, 13. “Sabemos da importância de cada um dos dez passos para o sucesso do aleitamento, apontados pela IHAC e não medimos esforços para cumprir rigorosamente às normas e garantir a satisfação de mães e filhos. Não tínhamos dúvida de que mais uma vez seríamos certificados,” disse a diretora administrativo, Elisângela Franciscon Naves. “Seguimos muito bem os passos e os resultados são surpreendentes. O filho que tem contato pele a pele com a mãe ao nascer e recebe amor só pode distribuir amor ao longo da vida. Além disso, os bebês que recebem a amamentação como única fonte alimentar nos primeiros meses de vida tornam-se adultos mais saudáveis e com menos chances de desenvolver doenças degenerativas,” reforçou o diretor técnico.

 

Conforme destacou a coordenadora de enfermagem do HMMC, Adriana Batista Fernandes de Carvalho, para assegurar que todas as expectativas maternas e necessidades do recém-nascido quanto ao aleitamento sejam atendidas, é necessário que toda a equipe multiprofissional da instituição atue junto às puérperas e aos familiares, informando as estratégias e vantagens de se iniciar e dar continuidade ao processo de aleitamento. “Para isso, os profissionais passam por treinamento e a cada novo contratado são passadas as exigências da IHAC para que sejam seguidas à risca junto às nossas pacientes.”

 

Para o pai de Samuel Henrique, que nasceu no dia 06 de julho no Hospital Municipal, a unidade faz jus ao reconhecimento de Amigo da Criança. “Fomos muito bem atendidos aqui, em todos os sentidos. O atendimento médico foi rápido, toda a equipe de profissionais foi muita atenciosa com a gente e hoje só tenho a comemorar o fato de estar com meus filho saudável no colo,” disse o auxiliar de produção Belclinton Carneiro de Alcântara.

 

Os objetivos da IHAC são:

 

·         Diminuir a morbimotalidade infantil por meio do estímulo à prática da amamentação

·        Mobilizar e capacitar profissionais de saúde para mudarem rotinas e condutas inadequadas que possam prejudicar a amamentação e determinar um desmame precoce.

·         Implementar os Dez Passos Para o Sucesso do Aleitamento Materno

·      Por fim à prática de distribuição de suprimentos gratuitos ou de baixo custo de substitutos do leite materno para maternidades e hospitais

·         Cumprir a NBCAL

·         Promover o Cuidado Amigo da Mulher.

 

Conheça os DEZ PASSOS PARA O SUCESSO DO ALEITAMENTO MATERNO:

 

Passo 1 - Ter uma política de aleitamento materno escrita que seja rotineiramente transmitida a toda equipe de cuidados de saúde;

Passo 2 - Capacitar toda a equipe de cuidados de saúde nas práticas necessárias para implementar esta política;

Passo 3 - Informar todas as gestantes sobre os benefícios e o manejo do aleitamento materno;

Passo 4 - Ajudar as mães a iniciar o aleitamento materno na primeira meia hora após o nascimento; conforme nova interpretação: colocar os bebês em contato pele a pele com suas mães, imediatamente após o parto, por pelo menos uma hora e orientar a mãe a identificar se o bebê mostra sinais de que está querendo ser amamentado, oferecendo ajuda se necessário;

Passo 5 - Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação mesmo se vierem a ser separadas dos filhos;

Passo 6 - Não oferecer a recém-nascidos bebida ou alimento que não seja o leite materno, a não ser que haja indicação médica e/ou de nutricionista;

Passo 7 - Praticar o alojamento conjunto - permitir que mães e recém-nascidos permaneçam juntos – 24 horas por dia;

Passo 8 - Incentivar o aleitamento materno sob livre demanda;

Passo 9 - Não oferecer bicos artificiais ou chupetas a recém-nascidos e lactentes;

Passo 10 - Promover a formação de grupos de apoio à amamentação e encaminhar as mães a esses grupos na alta da maternidade; conforme nova interpretação: encaminhar as mães a grupos ou outros serviços de apoio à amamentação, após a alta, e estimular a formação e a colaboração com esses grupos ou serviços.

 

 

 

Decom

Prefeitura de Itumbiara

 

 

 



 

 

Mais notícias

 

       
Governo Municipal Consultas Serviços Atendimento

Prefeito

Zé Antônio

Equipe de Governo

 

- Leis Municipais

- Diário Oficial

- Decretos

- Perguntas Frequentes

- Processos Digitalizados

- Editais e Licitações

- Portal da Transparência

- Webmail

- Nota Fiscal Eletrônica

- Consulta de débitos do IPTU

- Certidão de empresa

- Custeio de Iluminação Pública

- Declaração Mensal de Serviços

- Faça sua solicitação

 

Canais Oficiais

   

 

© COPYRIGHT 2017, Prefeitura Municipal de Itumbiara