14/07/2017 às 14:04
Prefeitura implanta serviço de acolhimento no Hospital Municipal

Projeto faz parte de uma política de humanização e promete treinar funcionários e ouvir mais atentamente aos pacientes. Objetivo é aumentar ainda mais a satisfação do usuário

Mais do que tratar o problema de saúde, quem chega a uma unidade médica normalmente já está abalado psicologicamente e espera também um atendimento satisfatório por parte de quem faz o primeiro registro do paciente. O cidadão quer ser ouvido com atenção, necessita de demonstrações de respeito e de uma comunicação efetiva.

Pensando nisso, o Hospital Municipal Modesto de Carvalho (HMMC) acaba de implantar o projeto ‘Acolher’, através do qual três assistentes sociais irão se revezar por 24 horas na recepção da unidade, com o objetivo de superar os desafios encontrados no cotidiano de hospitais, através de acompanhamento, monitoramento e avaliações sistemáticas das ações para melhorias e correções que se façam necessárias. O serviço de acolhimento será disponibilizado no HMMC a partir desta segunda-feira, 10. A iniciativa demonstra o respeito e a atenção da atual administração com o paciente do SUS em Itumbiara, e promete promover melhorias, através de um contato mais direto entre unidade hospitalar e paciente.

Acolher, segundo a diretriz da Política Nacional de Humanização (PNH) é uma postura ética que implica na escuta do usuário em suas queixas; atendendo às necessidades dos cidadãos com compromisso de resposta, permitindo e promovendo diálogo e compreensão mútua.

Mais do que prestar o acolhimento adequado ao cidadão, o Acolher também irá oferecer palestras informativas e educativas na recepção do Hospital. E ao final de cada período de atendimento, um registro informará à supervisão as possíveis inconformidades do dia para serem corrigidas o mais rapidamente possível. De acordo com o projeto, os atos de acolhimento serão trabalhados tanto com usuários dos serviços médicos como com os funcionários.

“Temos focado muito na nossa saúde pública. Queremos melhorá-la cada vez mais. A meta inicial do programa é alcançarmos 80% de satisfação dos usuários. Só o cidadão pode dar ao Poder Público o parâmetro do que precisa ou não ser feito em uma unidade da qual ele é o usuário. Por isso, queremos ouvi-lo ainda mais atentamente. Esse é um projeto de simples execução e que temos certeza que gerará resultados muito positivos,” destacou o prefeito Zé Antônio (PTB).

Decom

Prefeitura de Itumbiara