25/07/2017 às 17:29
Zé Antônio conquista Renda Cidadã para mais de 700 famílias de Itumbiara

Prefeito entrega aos beneficiários o cartão que dá acesso ao auxílio, que varia de R$ 80 a R$ 160 e chega a famílias com renda inferior a R$ 697,50. Recurso já está depositado em conta e pode ser sacado nas agências da Caixa

O prefeito Zé Antônio (PTB), incansável na busca por recursos que garantam melhoria na qualidade de vida dos itumbiarenses e conhecido por firmar importantes parcerias, dispensando o devido valor e reconhecimento ao terceiro setor na Cidade, entregou na manhã desta terça-feira, 25, no Centro Pastoral Dom Veloso, 708 cartões do programa estadual Renda Cidadã a famílias carentes de Itumbiara.

A mesa diretiva da cerimônia contou ainda com as presenças da representante da Secretária Estadual Lêda Borges (Secretaria  Cidadã), Núbia Cássia da Silva Marinho, do vice-prefeito Gugu Nader (PSB), de vereadores, da presidente de honra da Funsol, Maristela Gouveia, além de secretários e autoridades religiosas.

“Trago o abraço do Governador e da secretária Leda Borges ao Prefeito, que tem sido incansável na busca por recursos em Goiânia, e é com muito carinho que anunciamos a ampliação no número de famílias beneficiadas em Itumbiara. Inicialmente seriam concedidos 580 cartões e hoje contemplamos 708 famílias, com esse importante programa estadual de transferência de renda,” disse a representante estadual Núbia Cássia.

Ao auditório lotado, o chefe do Executivo Municipal destacou a importância dessa relevante obra social, conquistada graças a relação amistosa e de parceria entre o Município e o Governo do Estado, que tem dispensado a Itumbiara um relevante volume de recursos para serem aplicados em obras de todos os segmentos. “A dedicação do governador Marconi Perillo e do seu vice José Eliton, bem como dos vereadores de nossa cidade, tem sido fundamentais para que possamos proporcionar momentos de tanta alegria como o que estamos desfrutando essa manhã junto a essas centenas de famílias. É muito bom entregar esses cartões, desse novo Renda Cidadã, que foi completamente reestruturado pelo Governo Estadual, para beneficiar de forma direta a essas pessoas que tanto precisam. O melhor de tudo é que o benefício já está depositado em conta e saindo daqui, os cidadãos já podem retirar seus auxílios nas agências da Caixa,” adiantou Zé Antônio.

Quem recebeu o benefício só tem a agradecer à administração municipal. É o caso da dona de casa, Eufélia Pereira da Silva, moradora do Bairro Norma Gibaldi. “O prefeito está de Parabéns. Só temos a agradecer. O benefício será muito bem-vindo. Somos uma família de sete pessoas, com duas crianças especiais e precisamos muito dessa renda extra,” ressaltou.

A porteira Patrícia Antônia Lira também é só agradecimentos e felicidade. “É um auxílio que vai ajudar bastante. A renda é muito bem-vinda. Saindo daqui vou direto a uma agência bancária sacar. Só tenho a agradecer ao Município.”

Além de receber os cartões que darão acesso ao benefício, as famílias ainda participaram de uma palestra com a representante Estadual, Núbia Cássia, em que puderam esclarecer e tirar dúvidas sobre o Programa,

Na mesma oportunidade, nove jovens do programa Jovem Cidadão receberam do prefeito suas Carteiras de Trabalho Profissional e comemoraram a oportunidade do primeiro emprego.

Para se cadastrar ou buscar outras informações sobre programas sociais, os interessados devem procurar a Funsol, que fica na Rua Paranaíba, 733 – Centro.

Saiba Mais

O programa Renda Cidadã foi criado pelo governador Marconi Perill em 1999, quando de sua primeira gestão. Foi o programa social que deu origem ao Bolsa Família do governo federal. As famílias podem receber de R$ 80 a R$ 160. O período de permanência familiar no programa é de 24 meses, podendo ser prorrogado por igual período.

O benefício é concedido aos beneficiários inscritos no cadastro mantido pelo Governo Estadual e que preencham os requisitos do programa. Entre eles estão: limite de renda (a família não pode ter renda superior a R$ 697,50 mensais); comprovação de no mínimo três anos de residência ininterrupto no Estado; não participação em outro programa social. Além disso, a cada dois anos, o inscrito passa por uma reavaliação da condição socioeconômica. O auxílio varia de R$ 80 a R$ 160, dependendo do variável de educação, fornecido para famílias com crianças em idade escolar ou do variável de saúde, acrescido se houver no grupo familiar integrante portador de doenças como hemofilia, epilepsia, doença renal crônica, HIV, entre outras.

O pagamento dos benefícios é realizado de acordo com o Calendário de Pagamento do Programa Bolsa Família, ou seja, nos últimos dez dias úteis de cada mês, por final de Número de Identificação Social (NIS), e pode ser sacado com o cartão social nos terminais de autoatendimento, nos Correspondentes Caixa-Aqui, lotéricos ou nas agências da Caixa.

Vale lembrar que têm preferência as famílias com pessoas portadoras de necessidades especiais, hanseníase, leucemia ou da síndrome da imunodeficiência adquirida.

Decom – Prefeitura de Itumbiara