08/08/2017 às 15:49
Itumbiara sediará final dos Jogos Abertos de Goiás

Prefeito participou da solenidade de lançamento e garantiu completo apoio a atletas, visitantes e comunidade. Doze modalidades esportivas serão disputadas em partidas que acontecerão em 20 municípios goianos

O prefeito Zé Antônio (PTB) participou na manhã desta terça-feira, 08, juntamente com a secretária de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Rachel Teixeira, em Goiânia, da solenidade de lançamento da 15ª edição dos Jogos Abertos de Goiás. As competições acontecerão de 1º de setembro a 17 de dezembro, em 20 municípios goianos. Itumbiara sediará a final dos jogos, que acontecerá de 14 a 17 de dezembro.

Os Jogos Abertos são destinados a toda a população. A competição, em parceria com os municípios, tem o objetivo de promover o intercâmbio esportivo entre as cidades, ampliar o desenvolvimento do desporto em Goiás e incentivar o surgimento de novos campeões.

Para o prefeito Zé Antônio, mais do que garantir uma melhor qualidade de vida, a prática esportiva é fundamental na vida do ser humano. “O esporte incentiva a disciplina e tem sido o melhor caminho para desviar as crianças e adolescentes de caminhos errados como o das drogas, do crime e do álcool. Além disso, ele tem importante papel no sentido de que as crianças aprendem a respeitar o limite uma das outras e compreendem o verdadeiro significado de cidadania,” destacou.

Zé Antônio se disse orgulhoso pela cidade, por sediar a final dos Jogos Abertos. “Já providenciamos todo aparato e estrutura necessários para garantir conforto, segurança e lazer para os atletas, visitantes e comunidade. Esta é a quinta vez que recebemos as finais dos Jogos Abertos na cidade e como em edições anteriores, essas competições mobilizam o comércio e o turismo local, movimentando nossa economia”, finalizou.

A titular da pasta explicou que a seleção das cidades que receberão as etapas dos jogos foi feita de acordo com a distribuição geográfica e a proximidade entre os municípios. As inscrições para a competição serão abertas no dia 10 de agosto e poderão ser feitas por meio do site (http://jogosabertos.seduce.go.gov.br/acesso).

Os jogos

De livre participação, ou seja, aberta para todas as faixas etárias, a competição será disputada em 12 modalidades esportivas dividias em coletivas (basquete, handebol, vôlei e futsal – masculina e feminina) e individuais (atletismo, capoeira, jiu-jitsu, judô, karatê, taekwondo, natação e xadrez). Os jogos serão realizados em três fases: a microrregional, que é fase classificatória; a regional, disputada entre as equipes classificadas nas microrregiões, e a estadual.

CALENDÁRIO DOS JOGOS

Microrregionais