05/09/2017 às 09:56
Fim das filas: Agilidade e Excelência marcam a evolução da Saúde Pública Municipal

Unidades de saúde registram a marca de mais de 20 mil procedimentos autorizados e liberados só nos últimos 120 dias. Agora, não é preciso mais esperar para marcar consultas e exames

Unidades de saúde de Itumbiara liberaram e autorizaram mais de 20 mil procedimentos nos últimos 120 dias. Cirurgias eletivas foram realizadas quase 300 no mesmo período. Os números são o reflexo de uma gestão séria, competente, comprometida com o bem estar da população, que não tem medido esforços para melhorar a qualidade nos serviços prestados, bem como a excelência no atendimento à saúde.

Tais resultados só foram possíveis graças à descentralização dos serviços - através da abertura definitiva da UPA 24 horas, habilitação de outras unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs) – bem como da implementação de programas importantes como o Mais Saúde, Menos Fila e o Acolher, por meio de uma política de humanização prática e eficiente.

Todas essas ações conjuntas são responsáveis por mais agilidade nos atendimentos e consequente redução das filas. Desde que o programa Mais Saúde, Menos Fila foi lançado pela em abril último, o atendimento à saúde pública no Município tem se tornado muito mais eficiente e satisfatório. É o que comprovam os números divulgados pela Central de Regulação no início deste mês.

Entre os milhares de procedimentos autorizados e liberados pelas principais unidades de saúde estão consultas, exames e procedimentos diversos. Só no Cais, o número de procedimentos foi próximo de 12 mil. Na Central de Regulação, cerca de 6.500 processos foram autorizados, além de outras centenas nos ESFs, CAPS e HMMC. A marcação de exames como eletroencefalograma e ultrassonografias, que antes levava um tempo considerável para ser feita, agora acontece na hora.

Se antes, as filas eram enormes e era preciso esperar por muito tempo para fazer uma simples consulta, passar por exames de baixa e média complexidade ou realizar outros tipos de procedimentos, hoje o atendimento para estes casos flui normalmente e sem fila. É o que garantem os registros feitos pelo sistema de saúde pública municipal em Itumbiara.

Atualmente, quem precisa de consulta de especialidades variadas (endocrinologia, urologia, cirurgia geral, cardiologia, dermatologia, ginecologia, mastologia, ortopedia e pediatria), procura a unidade de saúde mais próxima e consegue fazer o agendamento na hora, com viabilização rápida e eficaz.

Procedimentos que antes demoravam para serem liberados também estão sendo autorizados no ato da procura. São eles: Audiometria, biopsia, eletroencefalograma, eletroneuromiografia, estudo urodinâmico, impedanciometria, logoaudiometria, raios-x diversos, ultrassonografias com doppler e gestacional, urofluxometria, urocistografia, videonasolaringoscopia, entre outros.

“Estamos muito felizes em acompanhar a evolução da saúde pública no nosso município. Implementamos os programas, determinamos agilidade nos processos e os resultados já estão aparecendo. Transparência e qualidade é a marca de nossa gestão. Iremos continuar trabalhando para proporcionar ainda mais excelência em todos os serviços públicos municipais. Esta é a nossa proposta. Este é o nosso compromisso”, destacou o prefeito Zé Antônio (PTB).

Decom – Prefeitura de Itumbiara