27/10/2017 às 11:00
Renda Cidadã: Mais 465 famílias serão beneficiadas

Município alcança a marca de 1.173 famílias beneficiadas com o auxílio que varia de R$ 80 a R$ 160 e é concedido a famílias com renda inferior a R$ 697,50

A Prefeitura de Itumbiara, através da Funsol, em parceria com o Governo de Goiás, irá entregar no próximo dia 31, às 8 horas, no Centro Pastoral Dom Veloso (ao lado da Igreja São Pedro e São Paulo – Rua Paranaíba, 1.595), mais 465 cartões do programa Renda Cidadã.

Com a entrega dos novos cartões, o Município alcança a marca de 1.173 famílias beneficiadas com o Renda Cidadã na atual administração. Em julho, o Município entregou o cartão do benefício a outras 708 famílias. A solenidade contará com a presença do prefeito Zé Antônio e de demais autoridades municipais.

Para se cadastrar ou buscar outras informações sobre o programa, os interessados devem procurar o setor responsável na Funsol, que fica na Rua Paranaíba, 733 – Centro.

Saiba Mais

O programa Renda Cidadã foi criado pelo governador Marconi Perill em 1999, quando de sua primeira gestão. Foi o programa social que deu origem ao Bolsa Família do governo federal. As famílias podem receber de R$ 80 a R$ 160. O período de permanência familiar no programa é de 24 meses, podendo ser prorrogado por igual período.

O benefício é concedido aos beneficiários inscritos no cadastro mantido pelo Governo Estadual e que preencham os requisitos do programa. Entre eles estão: limite de renda (a família não pode ter renda superior a R$ 697,50 mensais); comprovação de no mínimo três anos de residência ininterrupto no Estado; não participação em outro programa social. Além disso, a cada dois anos, o inscrito passa por uma reavaliação da condição socioeconômica. O auxílio varia de R$ 80 a R$ 160, dependendo do variável de educação, fornecido para famílias com crianças em idade escolar ou do variável de saúde, acrescido se houver no grupo familiar integrante portador de doenças como hemofilia, epilepsia, doença renal crônica, HIV, entre outras.

O pagamento dos benefícios é realizado de acordo com o Calendário de Pagamento do Programa Bolsa Família, ou seja, nos últimos dez dias úteis de cada mês, por final de Número de Identificação Social (NIS), e pode ser sacado com o cartão social nos terminais de autoatendimento, nos Correspondentes Caixa-Aqui, lotéricos ou nas agências da Caixa.

Vale lembrar que têm preferência as famílias com pessoas portadoras de necessidades especiais, hanseníase, leucemia ou da síndrome da imunodeficiência adquirida.

Decom / Prefeitura de Itumbiara