07/11/2017 às 08:21
Prefeitura cria Conselho de Desenvolvimento Urbano e promove 1ª revisão do Plano Diretor em 12 anos

Prefeito Zé Antônio empossa os 20 membros, garante apoio incondicional ao órgão e destaca importância do Conselho no processo de desenvolvimento da Cidade

Foi realizada na manhã desta segunda-feira, 06, no auditório do Palácio 12 de Outubro, a posse do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (Comdur), formado por 20 membros de representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e da sociedade civil organizada. Além dos empossados, o evento contou com a presença do prefeito Zé Antônio, do vice Gugu Nader, de vereadores, Secretários Municipais e convidados.

Entre as atribuições do Conselho está a revisão do Plano Diretor, que teve sua última edição realizada em Itumbiara no ano de 2005, não tendo passado por nenhuma revisão e/ou atualização desde então, há 12 anos. É de responsabilidade do Comdur os pontos-chaves para o desenvolvimento da Cidade como turismo, habitação, trânsito, expansão da área urbana, entre outros. Por meio da atuação do Comdur, a participação popular se faz ativa, visto que as reuniões são abertas ao público e a contribuição direta dos cidadãos, através da sugestão de temas a serem abordados, é fator preponderante para o sucesso do Plano Diretor e das demais ações do órgão.

Zé Antônio falou da satisfação em empossar os membros e destacou a importância do diálogo e da participação popular, que tem pautado sua gestão desde o início, baseada na inovação, ousadia e responsabilidade. “Iniciamos nosso mandato abrindo espaço e ouvindo todas as áreas e setores da municipalidade. E assim temos desenvolvido cada projeto do nosso plano de governo. Tenho convicção que poderemos contar com a colaboração de todos e que haverá de prevalecer o bem comum. Sabemos da importância deste Conselho e desejamos a todos que façam um ótimo trabalho por nossa Cidade,” ressaltou.

“A posse do Comdur é extremamente importante para o desenvolvimento de nossa Cidade. Que todos possam pensar no bem-estar coletivo e que prevaleça o futuro de Itumbiara, ” ressaltou Gugu Nader.

Representando a Câmara Municipal, a professora Noêmia cumprimentou ao Prefeito pela iniciativa de empossar o Conselho e reforçou a importância da participação da sociedade para o sucesso das ações. Com a atuação do Comdur e participação da população, com certeza passaremos a ter menos problemas e mais desenvolvimento. ”

O secretário José Augusto Toledo Filho, membro representante da Secretaria de Planejamento, observou que o órgão prevê ações em todo o Município, atuando no sentido de definir o destino da Cidade em todas as áreas. “Vamos fazer um trabalho que seja digno da Cidade de Itumbiara, ” garantiu.

Logo após, os discursos, foi promovida a assinatura do termo de posse por todos os membros. E ao final, imediatamente teve início à primeira reunião do Conselho.

Confira abaixo a composição do Comdur:

TITULAR

ÓRGÃO QUE REPRESENTA

José Augusto Toledo Filho

Secretaria Municipal de Planejamento

Edinaldo Pereira de Oliveira

Diretoria Municipal de Habitação

José Márcio Margonari Borges

Agência Municipal de Meio Ambiente de Itumbiara (AMMAI)

José Armando Sanches Mendonça Niero

Nolvandi de Paula Júnior

Associação dos Construtores