Webmail

Diário Oficial

Decretos

Leis

Processos digitalizados

Imprensa

Perguntas Freqüentes

Fale Conosco

     

 

 



Dados sobre os píoneiros do município

Serviço de Água: Serviu Itumbiara por muitos anos um rego d’ água que vinha de um açude no córrego Trindade, que descia a rua da máquina, passava pela Praça Alcides Pacheco de Oliveira, pela rua Marechal Deodoro, praça da República, descendo novamente até o Ribeirão Trindade. Os proprietários de casa nessas ruas, ligavam penas bombas d’ água para suas residências através de regos feitos de madeira aroeira. Já outras casas tinham cisternas.

 

Cemitério: O primeiro cemitério de Itumbiara, localizava-se na rua Benjamin Constant esquina com as ruas: São Vicente e Av.Saudade. Tudo era bastante rudimentar, sendo cercado de arame.Em 1912, o Cel.Sidney Pereira de Almeida, o então prefeito da época, deu início a construção do atual cemitério no alto da Av. da Saudade.

 

Jornal: O primeiro jornal de Itumbiara, era de propriedade do Sr. José Flávio Soares, no ano de 1.919, com o título de “O Comércio”.

 

Colégio: O prefeito da época José Gomes de Lima construiu o prédio do Ginásio Arquidiocesano para funcionar o Grupo Escolar Ruy de Almeida, que funcionava num outro local em ruínas na Praça da República, e mudou o nome de Ramos Caiado para o nome definitivo Grupo Escolar Ruy de Almeida. Foi inaugurado em outubro de 1.924 com a matrícula de 160 alunos. Os primeiros diretores do Colégio Diocesano foram o Padre Edmundo Tonome e Padre Nelson Fleuri. De longe, aparece um homem de vastos horizontes internos a quem todos nós devemos muito. Um baluarte da história de Itumbiara. O homem do passado, do presente e do futuro, chama-se José Flávio Soares (Juca Flávio), que em 1.909 chegava a esta região e se estabelecia na pequenina, poeirenta e mal traçada Santa Rita do Paranaíba. Com muito idealismo Juca Flávio fundou o primeiro Jornal de Itumbiara.

 

Teatro: O primeiro grupo de teatro, foi criado e idealizado por José Flávio Soares, em 1.919; a primeira peça teatral fora estreada no mesmo ano, sendo de autoria do então jornalista José Flávio Soares.

 

Calçamento: Os calçamentos das ruas de Itumbiara, foram iniciados em 1.940, pelo Prefeito Dr.Anibah Jajah, a primeira a receber o calçamento fora a Rua Rui de Almeida.

 

Telefonista: Sra Ligia Aquino, fora a primeira telefonista, da primeira companhia Telefônica criada em Itumbiara de propriedade do Sr. Tito Teixeira, em 1927.

 

Cinema: O primeiro cinema fora de propriedade do Sr. Sidney Pereira de Almeida, recebeu o nome de Cine Brasil. O primeiro filme a ser exibido no município foi do estilo Cowboy, com o título de “O Az do Oeste”.

 

Farmácia: A primeira farmácia pertenceu ao Sr.Major Rogério Prates Cotrim, no ano de 1.910.

 

Padaria: A primeira padaria foi de propriedade do Sr. Augusto Bonatti em 1.912.

 

Médico: O primeiro médico foi o dinâmico Dr.Alcântara, em 1.914. Mais tarde o primeiro médico nomeado para o posto de saúde foi o Dr. Arlindo Teles.

 

Dentista: O primeiro dentista foi o intelectual Sr. Josino Gusmão, em 1.914.

 

Comércio: O comércio era difícil, pois toda mercadoria era transportada através de carros de bois. Os viajantes andavam em comitiva de tropas de burros.
Os primeiros atacadistas e varejistas foram os Senhores Major Militão Pereira de Almeida e Cel.Sidney Pereira de Almeida, em 07 de setembro de 1.907. O nome do estabelecimento era Casa Lealdade de Militão e Filhos, situada a rua Marechal Deodoro nº70

 

Partido Político: O primeiro partido que surgiu foi o “Democrata
Santaritense”seus fundadores foram os Srs.Major Militão Pereira de Almeida e Cel.Sidney Pereira de Almeida.

 

Time de Futebol: O primeiro time de futebol foi o Santa Rita Futebol Clube, sendo o seu fundador o Cel.Sidney Pereira de Almeida, em 1925.

 

Carro: O primeiro carro que chegou em Itumbiara fora de propriedade do Cel.Sidney Pereira de Almeida, no ano de 1916.



 

       
Governo Municipal Acontece na Cidade Serviços Atendimento

Prefeito

Zé Antônio

Equipe de Governo

 

- Últimas Notícias

- Fotos

- Vídeos

- Obituário

- Cidadão

- Empresa

- Servidor

- Turismo

- Faça sua solicitação

       
Outros Sites Canais Oficiais Consultas  

- Ammai

- Educação

- Saúde

- Cultura

- Turismo

- Funsol

 

   

 

- Diário Oficial

- Leis Municipais

- Pesquisa de Processos

- Licitações

- Portal da Transparência

 

 

© COPYRIGHT 2017, Prefeitura Municipal de Itumbiara