Dados sobre os píoneiros do município

Serviço de Água: Serviu Itumbiara por muitos anos um rego d’ água que vinha de um açude no córrego Trindade, que descia a rua da máquina, passava pela Praça Alcides Pacheco de Oliveira, pela rua Marechal Deodoro, praça da República, descendo novamente até o Ribeirão Trindade. Os proprietários de casa nessas ruas, ligavam penas bombas d’ água para suas residências através de regos feitos de madeira aroeira. Já outras casas tinham cisternas.

Cemitério: O primeiro cemitério de Itumbiara, localizava-se na rua Benjamin Constant esquina com as ruas: São Vicente e Av.Saudade. Tudo era bastante rudimentar, sendo cercado de arame.Em 1912, o Cel.Sidney Pereira de Almeida, o então prefeito da época, deu início a construção do atual cemitério no alto da Av. da Saudade.

Jornal: O primeiro jornal de Itumbiara, era de propriedade do Sr. José Flávio Soares, no ano de 1.919, com o título de “O Comércio”.

Colégio: O prefeito da época José Gomes de Lima construiu o prédio do Ginásio Arquidiocesano para funcionar o Grupo Escolar Ruy de Almeida, que funcionava num outro local em ruínas na Praça da República, e mudou o nome de Ramos Caiado para o nome definitivo Grupo Escolar Ruy de Almeida. Foi inaugurado em outubro de 1.924 com a matrícula de 160 alunos. Os primeiros diretores do Colégio Diocesano foram o Padre Edmundo Tonome e Padre Nelson Fleuri. De longe, aparece um homem de vastos horizontes internos a quem todos nós devemos muito. Um baluarte da história de Itumbiara. O homem do passado, do presente e do futuro, chama-se José Flávio Soares (Juca Flávio), que em 1.909 chegava a esta região e se estabelecia na pequenina, poeirenta e mal traçada Santa Rita do Paranaíba. Com muito idealismo Juca Flávio fundou o primeiro Jornal de Itumbiara.

Teatro: O primeiro grupo de teatro, foi criado e idealizado por José Flávio Soares, em 1.919; a primeira peça teatral fora estreada no mesmo ano, sendo de autoria do então jornalista José Flávio Soares.

Calçamento: Os calçamentos das ruas de Itumbiara, foram iniciados em 1.940, pelo Prefeito Dr.Anibah Jajah, a primeira a receber o calçamento fora a Rua Rui de Almeida.

Telefonista: Sra Ligia Aquino, fora a primeira telefonista, da primeira companhia Telefônica criada em Itumbiara de propriedade do Sr. Tito Teixeira, em 1927.

Cinema: O primeiro cinema fora de propriedade do Sr. Sidney Pereira de Almeida, recebeu o nome de Cine Brasil. O primeiro filme a ser exibido no município foi do estilo Cowboy, com o título de “O Az do Oeste”.

Farmácia: A primeira farmácia pertenceu ao Sr.Major Rogério Prates Cotrim, no ano de 1.910.

Padaria: A primeira padaria foi de propriedade do Sr. Augusto Bonatti em 1.912.

Médico: O primeiro médico foi o dinâmico Dr.Alcântara, em 1.914. Mais tarde o primeiro médico nomeado para o posto de saúde foi o Dr. Arlindo Teles.

Dentista: O primeiro dentista foi o intelectual Sr. Josino Gusmão, em 1.914.

Comércio: O comércio era difícil, pois toda mercadoria era transportada através de carros de bois. Os viajantes andavam em comitiva de tropas de burros.
Os primeiros atacadistas e varejistas foram os Senhores Major Militão Pereira de Almeida e Cel.Sidney Pereira de Almeida, em 07 de setembro de 1.907. O nome do estabelecimento era Casa Lealdade de Militão e Filhos, situada a rua Marechal Deodoro nº70

Partido Político: O primeiro partido que surgiu foi o “Democrata
Santaritense”seus fundadores foram os Srs.Major Militão Pereira de Almeida e Cel.Sidney Pereira de Almeida.

Time de Futebol: O primeiro time de futebol foi o Santa Rita Futebol Clube, sendo o seu fundador o Cel.Sidney Pereira de Almeida, em 1925.

Carro: O primeiro carro que chegou em Itumbiara fora de propriedade do Cel.Sidney Pereira de Almeida, no ano de 1916.