23/11/2015 às 13:03
Itumbiara foi apontada em pesquisa como uma das 50 cidades mais desenvolvidas do Brasil

Itumbiara aparece como uma das 50 cidades pequenas mais desenvolvidas do Brasil, pela pesquisa "As melhores cidades do Brasil para fazer negócios", publicada na edição 1.100 da revista Exame.

Ela ocupa o vigésimo quinto lugar no ranking das 50 cidades pequenas que apresentam melhor desenvolvimento econômico. A análise foi feita considerando dados de 348 cidades com população entre 50.000 e 100.000 habitantes e que estão no conceito de "média-pequenas". Os municípios nessa categoria são efetivamente responsáveis por 10% de tudo o que é produzido no país e concentram 11% das empresas e 12% da população.

A pesquisa foi feita considerando, entre outras coisas,13 indicadores econômicos, como PIB per capita, que em Itumbiara em reais está em R$32.500,73, crescimento de empregos formais, importações e exportações.

Itumbiara aparece na 25ª posição à frente de mais duas cidades goianas, Catalão que está na 32ª posição e Cristalina que está em 33ª. Cada um dos critérios adotados na pesquisa ganhou um peso, de acordo com sua importância, totalizando 14 pontos, as 50 cidades em destaque foram as que receberam maior pontuação e uma sucessão de números apontaram também a qualidade de vida dos municípios.