25/11/2015 às 12:24
Ação Urbana retira árvores derrubadas pela chuva e vento

A Prefeitura de Itumbiara, por meio da Secretaria de Ação Urbana, está atuando na retirada de árvores que caíram devido a intensa chuva e vento de terça (24). As equipes trabalham de acordo com a demanda dos setores atingidos.

São várias as ocorrências que estão sendo atendidas de acordo com o cronograma de trabalho das equipes da Ação Urbana. O transtorno acontece devido a vários fatores, de acordo com a bióloga Tatiane Goulart, diretora da Agência Municipal do Meio Ambiente de Itumbiara (AMMAI), o tipo de solo é um dos fatores, já que em alguns locais da cidade, como Furnas e Alto da Boa Vista, podem ser encontradas rochas e isso faz com que o enraizamento das árvores seja raso o que, com a força do vento provoca a queda, pois a árvore fica sem sustentação.

A bióloga não descartou também a questão da idade das árvores, já que em alguns pontos existem árvores bem antigas. Ela alerta também sobre os locais adequados para se fazer plantio, pois, em locais como margem de córrego é preciso considerar o espaço, pois, a raiz da árvore precisa de espaço e solo firme para se ramificar.