04/12/2015 às 08:40
Itumbiara sediou Curso de Curtimento do Couro de Peixe

O prefeito Chico Balla participou, na tarde de quarta-feira (02), do encerramento do primeiro Curso do Pronatec de Curtimento de Couro de peixe do Brasil. Este curso havia sido disputado por Rondônia, Amazônia e Pará, mas Goiás foi contemplado e Itumbiara foi sede desse evento que capacitou vinte pessoas, que agora estão aptas a desenvolver trabalhos a partir da pele do peixe.

O presidente Leivis Carlos Mercedes, da Associação dos Pescadores Profissionais de Itumbiara e da Cooperativa Mista de Aquicultura do Rio Paranaíba, explica que o apoio do prefeito Chico Balla foi fundamental para a realização do curso, a parceria com a Prefeitura deu condições reais para que o curso fosse ministrado com sucesso.

A pele do peixe sempre foi descartada, mas com o curso, os pescadores entenderam que ela poderia ser reutilizada e revertida em materiais de artesanato, mantas e outros objetos, o que agrega valores. Tanto que já foi firmado contrato com uma Cooperativa de São Paulo, a Cooater, que irá comprar os couros que estão sendo produzidos no município.

Os produtos criados a partir do curtimento do couro do peixe serão comercializados, e a expectativa, é que inicialmente possa render cerca de 10 mil reais mensais para a entidade. O prefeito Chico Balla participou do evento e parabenizou a iniciativa, ele acredita que essas ações contribuem para o crescimento do município agregando valores econômicos e sociais.