08/12/2015 às 11:30
Prefeitura de Itumbiara realiza dia D de combate à AIDS

A Prefeitura de Itumbiara e Secretaria da Saúde, por meio do Departamento de DST/AIDS, realizam nessa segunda-feira (07) durante todo o dia, na Praça da República, programação do Dia D, para o combate à AIDS no município.

O Dia Mundial contra a doença é realizado sempre no primeiro dia de dezembro, mas em Itumbiara, excepcionalmente, a mobilização acontece nesta data, com o apoio e parceria da Secretaria da Educação, UEG e outras entidades. Essa união visa dar maior visibilidade às questões de como conviver com o HIV/AIDS, bem como a importância de se fazer o teste e o tratamento de prevenção, segundo os organizadores.

Durante todo o dia equipes do Departamento DST/AIDS e da UEG estarão realizando o teste rápido para HIV (fluido oral), distribuição de preservativos e orientações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

Na oportunidade foi feita a entrega da premiação das frases vencedoras do concurso de prevenção ao HIV/AIDS realizado na rede municipal de ensino. O primeiro colocado foi o CMEI Isbéria Gomes de Toledo, com a frase "Na ciranda da vida prevenir é melhor que remediar". O segundo lugar foi para a Escola Municipal de Tempo Integral Amadeu Pedro de Oliveira, com a frase "O amor gera sementes, pessoas conscientes. Amor é vida. Previna-se" e o terceiro lugar ficou com a Escola Municipal de Tempo Integral Juca Andrade "O Corpo... A vida... nosso maior patrimônio. Tenha atitude. Previna-se".

Em Itumbiara são aproximadamente 500 casos registrados de soro positivos que estão em tratamento. De acordo com informações do Departamento DST/AIDS, a faixa etária mais crítica é de 15 a 35 anos de idade. Por isso, a importância dessa mobilização e conscientização da comunidade em geral sobre a prevenção e principalmente a detecção da doença para que seja feito tratamento e acompanhamento, o que aumenta consideravelmente a expectativa de vida do portador do vírus.