07/01/2016 às 18:09
Itumbiara lidera em Goiás no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal

Itumbiara lidera o ranking das cidades goianas como a mais desenvolvida, conforme o índice da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro(FIRJAN), divulgado pela Revista Exame nesta quarta-feira(6), e que pesquisou mais de 5 mil municípios. Na lista nacional, Itumbiara está na 75ª  posição com 0,8540 pontos, classificada na faixa de alto desenvolvimento.  Em  Goiás, supera todos os municípios e fica como o 1º da lista.

Pelo acompanhamento do sistema FIRJAN, apenas a Saúde, com 0,8070, teve uma pontuação um pouco abaixo entre as 3 áreas pesquisadas.  Mesmo assim, as estatísticas possibilitam determinar que houve melhora no setor a partir 2005  sendo classificada agora como “situação de alto desenvolvimento. “

A área Emprego e Renda superou a Saúde com avaliação acima de 0,8 pontos. O índice FIRJAN tem uma leitura simples:  varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada localidade em quatro categorias. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da localidade.

A educação foi o destaque com uma pontuação de 0,9165, bem próximo do topo do ranking. O indicador confirma o resultado da política educacional adotada no município em mais de uma década. A metodologia da FIRJAN possibilita observar com precisão os avanços do setor no município com investimentos em escolas, a oferta de vagas e a qualidade do ensino.

O prefeito Chico Balla, disse que a análise desses três conjuntos de indicadores: emprego e renda, educação e saúde, vem num bom momento. “Isso mostra a seriedade do nosso trabalho. Estamos colhendo os frutos de um programa de governo que pensa no crescimento socioeconômico e na evolução de todos os setores”, analisou o prefeito. Chico Balla disse ainda que além de comemorar é preciso considerar outros benefícios que a  pesquisa traz  ao município, como a atração para novos investimentos.

Decom - Departamento de Comunicação