22/02/2016 às 08:36
Prefeitura inicia o plantio de árvores nativas em Itumbiara

O prefeito Chico Balla iniciou na sexta-feira (19), um projeto de plantio de árvores nativas com a participação da Secretaria de Infraestrutura e Agência Municipal do Meio Ambiente- AMMAI. As primeiras mudas foram plantadas num trecho de área verde da Avenida Beira Rio, que fica em frente à praça José Borges da Silva, outro ponto que será arborizado com a obra de revitalização.  Toda sexta-feira a ação será repetida em alguma região da cidade.

A programação é fazer plantios em locais públicos, como praças e avenidas, e assim multiplicar as áreas com cobertura verde no meio urbano.  Incialmente foram plantadas 10 mudas de Oiti, árvore frutífera muito utilizada na arborização de cidades.  Essa espécie pode atingir até 12 metros de altura e sua copa produz excelente sombra. Todos os projetos de arborização seguem um planejamento, inclusive para locais que recebem alguma intervenção no paisagismo ou na arquitetura.

O prefeito Chico Balla alertou para importância do envolvimento de todos nesta questão ambiental visando o equilíbrio do ecossistema. Outro ponto levantado pelo prefeito é sobre a Lei Municipal 2.613/2001. A norma diz que todo projeto de construção, reforma e ampliação deve estar vinculados à plantação de árvores na calçada do imóvel para receber o habite-se da Secretaria Municipal do Planejamento.