27/04/2016 às 17:51
Comunicado sobre a Campanha de Vacinação contra gripe H1N1

A Prefeitura de Itumbiara e Secretaria Municipal da Saúde comunicam que o Dia D da "Campanha de Vacinação contra Influenza (H1N1)" em Itumbiara não será mais no sábado, dia 30 de abril. Esta foi uma definição da Gerência de Imunizações e Rede de Frio da Secretaria de Estado da Saúde, por meio de um memorando (nº0044/2016-GEIRF/SUVISA) enviado ao Núcleo de Ações Básicas de Saúde e Vigilância Epidemiológica.

No documento a Gerência de Imunização do estado define que as estratégias de vacinação e realização do dia D considera as particularidades de cada município, como por exemplo, o número de doses recebidas, os recursos com pessoal e a cobertura vacinal. Assim sendo deixa a critério de cada cidade a realização da campanha.

Diante do documento apresentado e devido à demora de repasse das doses para esta segunda etapa, a Diretoria da Vigilância Epidemiológica do município entendeu ser melhor suspender a realização do Dia D e continuar com a campanha durante a semana em todas as unidades de saúde da cidade. Lembrando que a vacina é destinada aos grupos de risco preconizados pelo Ministério da Saúde, que são: crianças com mais de seis meses até 5 anos, gestantes ou mulheres que tenham dado à luz há menos de 45 dias, idosos, servidores da área da saúde e pessoas com doenças crônicas com comprovação.

A campanha em Itumbiara iniciou no dia 18 de abril, desde então foram aplicadas 10.350 doses da vacina. Nesta segunda etapa o município terá disponível 3.940 doses que serão distribuídos pelo NABS para todas as unidades de saúde durante a semana.