30/05/2016 às 15:03
Prefeitura de Itumbiara realiza atividades para marcar o Movimento Maio Amarelo

A Prefeitura de Itumbiara, Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Coordenação Geral de Atenção Básica em Saúde e Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), bem como a Superintendência Municipal de Trânsito iniciaram cedo o movimento Maio Amarelo - Atenção Pela Vida, com o objetivo de chamar a atenção das pessoas para a importância de respeitar as leis de trânsito e diminuir o número de acidentes. O evento aconteceu nessa segunda-feira (30), na Praça da República, durante a manhã.

Com o apoio da Polícia Militar, as equipes distribuíram panfletos aos motoristas e no comércio, bem como aos cidadãos que passavam pelo local. O SAMU fez uma simulação de socorro às vítimas de acidente com moto e transportando crianças. A coordenadora da Atenção Básica em Saúde, dra. Eliamar Santana alertou para o perigo de se transportar indevidamente crianças em moto, dirigir falando em celular e depois de ingerir bebida alcóolica, enfim, enumerou graves erros que podem fazer a diferença entre um trânsito seguro e as tragédias que acontecem com números cada vez mais alarmantes. O movimento teve seu dia D, mas continua com o apoio da Secretaria Municipal da Educação, com conscientização dos alunos sobre o trânsito nas escolas, que vão multiplicar a informação difundindo para um grande número de pessoas.

O superintendente municipal de Trânsito, Dênio Servato também enfatizou a importância do evento atentando para os cuidados básicos que o motorista deve ter, reafirmando que é preciso atenção às dicas de segurança no trânsito e colocá-las em prática.

O movimento Maio Amarelo foi idealizado para alertar e mobilizar a sociedade na redução do grande número de acidentes no trânsito, é um evento mundial proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o decreto da Década de Ação para Segurança no Trânsito, em 11 de maio de 2011, por isso a escolha do mês. A opção do amarelo foi porque a cor é considerada como advertência no trânsito. As placas amarelas alertam os motoristas sobre possíveis problemas à frente e no semáforo quer dizer atenção. Já o laço como símbolo do movimento, é um sinal conhecido universalmente como algo a se engajar, ele representa importantes movimentos diferenciados apenas pela cor e chama atenção da sociedade para este tema tão importante e que precisa de ações de conscientização.

Para encerrar o Dia D do movimento Maio Amarelo, foi realizado um passeio ciclístico no final do dia na Avenida Beira Rio.