06/03/2017 às 14:33
PREFEITURA MUNICIPAL LEVA O NOME DE ITUMBIARA - GOIÁS A SER RECONHECIDO NACIONALMENTE ATRAVÉS DO PROJETO VIVA FELIZ

O Projeto Viva Feliz, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde de Itumbiara, foi selecionado pelo 4º Mapeamento de Experiências Exitosas de Gestão Pública no Campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa como uma das 14 melhores experiências bem-sucedidas na área da atenção à saúde do idoso. O projeto representou o Estado de Goiás e concorreram com iniciativas realizadas em outros 178 municípios brasileiros.
Desenvolvido desde 2010, o Projeto Viva Feliz objetiva promover o envelhecimento saudável, reduzindo os indicadores de morbimortalidade das pessoas idosas residentes em todos os bairros de Itumbiara. Ele é efetivado em parceria com outras instituições e entidades. Na área da saúde oferece atividades físicas como musculação, caminhada, alongamento, hidroginástica e dança. Além disso, realiza orientações de educação em saúde com palestras e roda de conversa.
No âmbito educacional, o Projeto Viva Feliz, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, articula a alfabetização por meio do EJA - Educação de Jovens e Adultos - e a inclusão digital, o que proporciona autonomia, independência e a geração de renda. Com o intuito de promover o inter-relacionamento social e cultural, foi criado o Coral Viva Feliz e a promoção de bailes e eventos em datas comemorativas.
A coordenação do Projeto Viva Feliz avalia que a iniciativa tem alcançado excelentes resultados. Constatou-se, por meio do acompanhamento à saúde das pessoas idosas atendidas e dos depoimentos, que os participantes do projeto estão mais saudáveis, visto que a pressão arterial e o diabetes estão estabilizadas e controladas; o registro de ganho da funcionalidade e mobilidade; redução das tensões musculares, dos problemas mentais, da obesidade; maior integração e socialização do grupo com a comunidade e autoestima elevada