Calculo do Custeio da Iluminação Pública

 

Para efeito de cálculo do valor devido da CIP os contribuintes serão divididos em classes e faixas de consumo de energia.

 

Considere classe de consumidores por faixa de consumo, aquelas devidamente classificadas pela concessionária fornecedora de energia elétrica como residenciais, comerciais e industriais.

 

O Valor da CIP é obtido pelo rateio do total dos gastos mensais com a Iluminação Pública (vide Custo Total Variável da iluminação Pública) considerando-se o número total de consumidores, de acordo com a (i) classe em que se enquadra (residencial, comercial ou industrial) e a (ii) faixa de consumo (quantidade de Kw/h gastos no mês), sendo o resultado apresentado no Demonstrativo dos valores de CIP.

 

Todos os procedimentos para levantamento dos custos totais, bem como a forma de rateio e distribuição dos valores de Contribuição para Iluminação Pública estão dispostos na Lei Complementar 057/2005.

 

Exemplo de cálculo:

Para conhecer o valor de sua Contribuição para Iluminação Pública em certo mês deverá primeiramente se informar sobre (i) a classe de contribuinte que está enquadrado, se residencial, comercial ou industrial e (ii) o consumo de kw/h gasto no mês.

De posse destas informações acesse o Demonstrativo dos valores de CIP e localize no quadro demonstrativo o valor devido a título de Contribuição para a Iluminação Pública.

Localize as informações em sua fatura de energia elétrica (vide modelo abaixo) e faça uma consulta automática acessando Cálculo Automático do Valor da CIP.

 

 

                              Exemplo de como localizar sua classe de consumo e faixa de consumo